Montanha desponta dentro de lago nos arredores de Milão

Imponente, o Monte Isola parece ter se levantado do fundo do lago d'Iseo para se tornar o centro das atenções na superfície, soberano em seu próprio território. Ele é a maior ilha fluvial habitada do mundo e fica próximo a Milão, entre as províncias italianas de Brescia e Bergamo, em meio a uma paisagem condicionada pelo verde das oliveiras.
O último censo realizado na região, em 2002, indicou que 1.782 pessoas habitavam a localidade, cujos domínios se estendem ainda a duas pequenas ilhas particulares dos arredores: Loreto (ao norte) e San Paolo (ao sudoeste).
O transporte até Monte Isola é feito por barcos que partem de diversos pontos nas margens do Lago d'Iseo. No pé do monte - espécie de "fachada" da ilha - casas coloridas fazem o cenário que recebe as embarcações. Mas é subindo rumo ao topo que o cenário verde confirma o ambiente tranquilo da localidade.
As histórias e tradições locais remetem a épocas muito anteriores ao século XX. Antigo sítio de colonização romana, a ilha também foi dominada pela antiga República de Veneza (existente entre os séculos IX e XVIII). Entre as reminiscências dessa época, encontra-se uma fortaleza chamada Rocca Martinegro, construída no leste da ilha durante o século XV. No topo do monte, chama atenção o santuário dedicado a Nossa Senhora que tem data de construção incerta.
Vale a pena conferir esse lugar maravilhoso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário