![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxAOpDUxZMdl7r27GKmrM1z8TCGXEYDyjps5OhlfoE0XIHnvp6KoeZSumuJajLJaPfjVzVvEwPgGkp6QOS4wVH5N51xDNB3U0MZia97UC5bwAIbx5JZ4TJI4G5OebxnLXE0brLkBrNcRcq/s320/centro-65495.jpg)
Quem vai à Aruba provavelmente está à procura de sol e calor juntamente com as águas límpidas das praias paradisíacas da região. Então vamos lá!
Aruba está situada ao sul do Caribe, a cerca de 20 quilômetros de distância da costa da Venezuela. A ilha possui 30 quilômetros de comprimento.
Aruba, considerada uma das ilhas mais famosas do Caribe, é um território de colonização holandesa e possui vários outros idiomas, como o inglês, o espanhol, o holandês e o dialeto local, o papiamento. A cultura de Aruba tem forte influência latina e os ritmos caribenhos e a hospitalidade dos moradores são muito conhecidos de quem já visitou a ilha.
O comportamento dos arubanos não se perdeu mesmo com a presença constante de visitantes na ilha. Mesmo com toda a movimentação característica do turismo, Aruba ainda possui aquele ar provinciano.
Como chegar em Aruba
Aeroporto de Aruba
Foto: Jeffrey Beall
Pode-se chegar à Aruba por vôos que fazem escala em Bogotá e Caracas.
Segundo o site http://br.aruba.com, desde 1º de julho de 2006, qualquer brasileiro que planeje visitar Aruba na condição de turista pode fazê-lo desde que não exceda um período de 30 dias e com a finalidade de recreação, atividades esportivas, ou por motivos de saúde, família, estudos, negócios e assuntos religiosos. A documentação a ser submetida aos oficiais na chegada a Aruba é:
- Passaporte. O passaporte deve ter a validade de, no mínimo, mais de 3 meses após a data mencionada no bilhete de volta (Obs: o visto para Aruba não é necessário para brasileiros, apenas para os cidadãos mencionados na lista C);
- Um bilhete de volta; ou um bilhete para viajar para qualquer outro lugar fora de Aruba, incluindo vistos (quando necessário);
Chegada do cruzeiro em Aruba
- O cartão - ED, devidamente preenchido e assinado, que será distribuído na aeronave.
- Se solicitado pelo oficial de imigração, o visitante deve estar apto a provar que possui uma reserva válida para uma acomodação em Aruba (hotel/apartamento), ou que possui recursos financeiros suficientes para custear seus gastos durante a estada em Aruba;
Vale lembrar que, atualmente, um seguro de viagem está sendo considerado uma exigência. A não-apresentação de qualquer um dos documentos acima mencionados pode resultar em veto de entrada a Aruba.
Há também a possibilidade de se chegar na ilha através dos inúmeros cruzeiros marítimos que saem do Brasil ou de outras ilhas caribenhas. O porto de Aruba recebe a visita regular de navios e transatlânticos. Veja mais sobre os cruzeiros marítimos aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário