Formado pelas ilhas de São Sebastião (a principal), dos Búzios, da Vitória, dos Pescadores, entre outras, Ilhabela está separada do continente por um canal de aproximadamente 18km de extensão. A travessia é feita pelas balsas que saem do município de São Sebastião. As águas calmas no lado voltado para o continente são boas para banho e esportes náuticos. Já o lado de mar aberto atrai surfistas e aventureiros. O mergulho também encontra pontos especiais como as áreas de naufrágios. A maior parte de Ilhabela foi declarada Parque Estadual. Há trilhas para as cachoeiras do Gato, da Lage e da Água Branca. Há prática de mergulho na Ilha das Cabras e, principalmente, visita aos navios naufragados em volta da ilha.
Praias:
Praia de Perequê: começa no píer da balsa (esse pedaço é chamado também de Barra Velha), de onde saem barcos e escunas para passeios. Tem fundo lodoso. Aluguel de caiaques.
Praia de Saco Grande: é dividida em três trechos: Paqueá, Campo de Aviação, Saco da Capela e um pedaço da Praia da Vila (ou centro).
Praia da Feiticeira: de tombo, com cerca de 250 m, fica em frente a um condomínio e ao lado da bonita Fazenda da feiticeira. Tem um pequeno córrego e queda dágua artificial. Lota nos fins de semana ensolarados e fica a 5km da balsa.
Praia do Curral: é a mais concorrida. No verão é lá que o pessoal de 15 a 25 anos se expreme na areia e se diverte nos bares, restaurantes e campings.
Saco do Eustáquio: na entrada do Saco existem parcéis no canal, o que dificulta a passagem de barcos de alto calado. Tem 80m, areia amarelada, um riacho e é aldeia de pescadores.
Baía de Castelhanos: procurada para surfe, é um porto seguro para barcos e costuma receber a visita de golfinhos. Tem várias praias. Dois rios cortam a praia. Na extremidade esquerda, pode-se subir uma trilha. Além da bela caminhada pela mata há banho de rio ou, depois de 40, a Cachoeira do Gato.